domingo, 1 de julho de 2012

Aula Prátia sobre Briófitas


Aula Prática de Biologia
Equipe:
_________________________________          ________________________________
_________________________________          ________________________________
_________________________________          ________________________________

Série: 2EM    Turma:__________    Data:

1. Conteúdo: Plantas Avasculares – Briófitas (Musgos)

2. Objetivo(s):
* Observar e identificar as estruturas que constituem as Briófitas
* Identificar os rizoides, cauloides, filoides, cápsula, esporos, a partir da análise microscópica do musgo.
* Diferenciar a geração gametofítica da esporofítica, presentes nos musgos, a partir de sua análise 
   macroscópica.
* Reconhecer a localização das estruturas reprodutoras.

 3. Fundamentação Teórica
4. Materiais Utilizados:
5. Desenvolvimento (Procedimento, Técnica)
a) Examinar o material na placa de petri sobre a bancada;
b) Com o auxílio de uma pinça, retirar uma pequena quantidade do material (musgo) contendo gametófito e esporófito;
c) Colocar sobre a placa de petri e observar no Microscópio estereoscópico. Desenhar o que observou.
d) Retirar apenas um exemplar do musgo, colocar em uma lâmina, adicionar uma gota de água, cobrir com lamínula e observar no MO. Desenhar o que observou.

6. Identificar e desenhar as estruturas observadas no musgo.
7- conclusões:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você utiliza programas de áudio em suas aulas?

Você acha importante que materiais didáticos digitais como programas de áudio e vídeo venham acompanhados de um guia para auxiliá-lo em sua utilização?

Você usa programas de vídeo de Biologia para preparar suas aulas?

Você acha importante a disponibilização de equipamentos para execução de mídias nas escolas?

Quais tecnologias disponibilizadas em sua escola, você utiliza?

Você usa materiais didáticos digitais e consegue encaixá-los no conteúdo de aula?

De 1 a 10 qual o interesse dos alunos por programas com áudio e vídeo nas aulas de biologia?