domingo, 1 de julho de 2012

Prática do CHULÉ


CHULÉ
Interessante é a prática de como produzir chulé. Os pés possuem mau cheiro quando fungos e bactérias crescem em nossa pele. Você lança a questão: Por que temos mau cheiro nos pés? Vamos investigar? Parte dessa aula prática é realizada em casa.
Material:
Vidro de boca larga limpo
1 envelope de gelatina incolor
1 colher de chá de açúcar
1/2 xícara de água
cotonetes
1 panela
meia usada no dia.
Procedimento: (em casa)
Ferver a água, coloque a gelatina o açúcar, dissolver e colocar a mistura no vidro esfriar, tampar e deitar o vidro. Levar para a geladeira. (deixar o vidro deitado). Quando a gelatina endurecer, tirar a meia que usou durante o dia, passar no pé, entre os dedos, um cotonete e depois esfregar na gelatina  preparada. Fechar o vidro e deixar em local escuro por 4 dias. Observe o vidro e anote qualquer modificação na cultura (aspecto, sulcos, coloração diferente). Levar o vidro sem abrir para a escola. Com orientação do(a) prof(a) vocês vão abrir o vidro com cuidado, sem tocar na gelatina, não inspirar. Com movimentos da mão, leve o ar ao nariz.
Relatório:
1.Objetivo:

2.Responda;
a)Ocorreu alguma mudança depois de 4 dias? Relate.
b)Tem cheiro? Especifique.
c)Pesquisar qual a bactéria que está nos pés.
d)Mais o que você observou?
e)Tem fungos?
f)Qual a função da gelatina?
g)Fazer uma lâmina por equipe para observação. Desenhar o que estão observando.

3.Conclusão: (individual e em grupo)
O mau cheiro é o coco das bactérias que se empaturrou de ácidos graxos.
            Você faz o fechamento da aula em cima das conclusões e questionamentos dos alunos e outras
            questões oportunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você utiliza programas de áudio em suas aulas?

Você acha importante que materiais didáticos digitais como programas de áudio e vídeo venham acompanhados de um guia para auxiliá-lo em sua utilização?

Você usa programas de vídeo de Biologia para preparar suas aulas?

Você acha importante a disponibilização de equipamentos para execução de mídias nas escolas?

Quais tecnologias disponibilizadas em sua escola, você utiliza?

Você usa materiais didáticos digitais e consegue encaixá-los no conteúdo de aula?

De 1 a 10 qual o interesse dos alunos por programas com áudio e vídeo nas aulas de biologia?