domingo, 1 de julho de 2012

Extração do DNA


Atividade:      Extração do DNA . 
Para estudar o DNA é preciso isolá-lo da célula. Não é possível improvisarmos um laboratório de genética molecular, mas podemos pelo menos, desmistificar o DNA, isolando-o e tocando nele, com nossas próprias mãos. É importante que vocês já tenham conhecimentos dos seguintes conceitos:
- O DNA está no núcleo da célula;
- As membranas celulares são formadas por uma dupla camada lipídica;
- Enzimas são catalisadores que aceleram as reações químicas;
   Nesta atividade as células serão lisadas, liberando todo o conteúdo celular. O DNA será separado da mistura contendo as organelas e proteínas e poderá ser observado a olho nu.

Material:
1 saco plástico de congelar alimentos
1 palito de madeira (para churrasco)
1 copo de vidro transparente
1  filtro de papel com funil ( de coar café)
1 medidor de líquidos (utilizados na cozinha)
Álcool etílico 900 gl., gelado (colocar no congelador)
25 ml de detergente transparente (neutro)
450 ml de água
1 colher de chá de sal
1 colher das de sopa de uma fruta (1 pedaço de mamão ou  1 morango, ou goiaba, ou Kiwi, ou banana, ou abacate, tomate, laranja,batata,ou outros)

Procedimento:
1. Misture em um recipiente, a água, o sal e o detergente. Essa será a solução de extração.  (solução de lise)
2. Coloque a “fruta” no fundo do saco plástico e amasse-a durante 2 minutos com as mãos. (ou raspe com a colher)
3. Adicione 30 ml da solução ao conteúdo do saco. Misture tudo, apertando com as mãos por 1 minuto.
4. Coloque o filtro de papel no funil, apoiando no copo.
5. Derrame o conteúdo do saco no filtro e deixe escoar para dentro do copo.
6. Adicione o filtrado um volume de álcool gelado, aproximadamente igual ao dobro do volume do filtrado. Faça isso inclinando o copo com o filtrado, escorrendo o álcool aos poucos pela parede interna do copo, sem agitar, de modo que ele fique superposto, por algum tempo, (5 minutos) ao líquido do copo.
7. O DNA deverá surgir no meio da solução. Pesque o DNA com um palito.

Responda: Vamos Pesquisar?
1- Objetivo(s):
2- Qual a função do sal?
3- Por que é necessário amassar a fruta?
4- O que acontece quando se adiciona o detergente?
5- Qual o papel do álcool?
6- Por que você não pode ver a dupla hélice? O que você vê?

Conclusão: (individual, identificando cada aluno)

Ilustração (Pode usar o celular para fotografar, ou máquina fotográfica, o passo a passo)


Equipe: (Turma, alunos participantes, data.)

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